domingo, 7 de junho de 2009

Quando o menos é mais


Ultimamente tem sido cada vaz mais raro assistir à espetáculos cujo texto seja capaz de submeter toda a sua encenação a ele. Esse é o caso de "In on it", mais novo projeto de Enrique Diaz (que assume a direção), com interpretações de Fernando Eiras e Emílio de Mello, em cartaz no Oi Futuro. O texto do canadense Daniel Macivor propõe uma originalidade tão grande que parece quase impossível não destacá-lo. O próprio diretor afirma isso no programa: "(...) De qualquer modo a idéia aqui não era 'recriar' o texto, mas levantá-lo, dissecá-lo, compartilhá-lo com o público, com quem se interessar". A montagem, então, demonstra querer expor o texto como se expõe uma tela numa galeria de arte. Portanto, tem-se aqui um desafio: submeter-se ao texto sem perder a qualidade de cada propriedade do espetáculo. O desafio é aceito, pois o que vemos no palco é uma perfeita sintonia entre as partes para atingir este objetivo. Não é necessário discorrer sobre o que se trata a trama de "In on it", até mesmo porque não existe clareza quanto a este detalhe. Basta perceber que Macivor diferencia-se na grande possibilidade de símbolos e entrelinhas e, principalmente, na criação de uma terceira realidade: o texto vai além da ficção e da metalinguagem e sugere um plano em que o espectador já não sabe mais quem é personagem e quem é ator. Esta característica lembra um pouco os últimos trabalhos de Diaz em que desconstruiu textos clássicos da dramaturgia como Hamlet de Shakespeare e A Gaivota de Tchékov, porém aqui o público não sabe ao certo o que vai acontecer e se vê refém desta desconstrução.
"In on it" engrandece também a atuação dos dois atores. Isto porque, além de o texto ser difícil (eles têm que trocar de personagem independente da realidade em que estiverem), a direção de Enrique Diaz não facilita (como exemplo disso, as relações entre os personagens são dispostas em pontos diferentes do palco), pelo contrário, dificulta até que o resultado saia a perfeição. Fernando Eiras e Emílio de Mello conseguem driblar todos esses obstáculos e parecem se sentir muito à vontade em cena. O palco, aliás, é completamente utilizado, do proscênio à coxia, da platéia ao camarim. A direção é muito inteligente e consegue captar as sutilezas escondidas no texto.
Os riscos foram aceitos e as tarefas foram cumpridas. "In on it" é um projeto simples, mas grandioso. Todos os envolvidos trabalharam com dedicação, prova de que pessoas inteligentes fazem muito com pouco. Não há muito o que se dizer, apenas contemplar este espetáculo, no sentido literal da palavra.

Um comentário: